3 hábitos de pessoas bem-sucedidas que você precisa conhecer

Carreira DESTAQUES POSTS

As listas de hábitos das pessoas bem-sucedidas ficam cada vez mais extensas e se multiplicam pela internet, mas sabe o que elas têm em comum? Todas são baseadas em organização, cuidados com a saúde e controle financeiro.

Se resumir seus principais focos, parece ser simples. Entretanto, a verdade é que colocá-los na rotina não é tão fácil, e assim milhares de dicas e soluções mágicas continuam a aparecer em livros, cursos e nos sites mais badalados do momento.

A proposta deste post, porém, é diferente. Vamos direto à raiz do problema e explicaremos como personalizar esse trio de boas atitudes para trazer sucesso definitivo para sua vida. Achou interessante? Então espere até ver alguns exemplos de pessoas conhecidas para se inspirar.

1. ORGANIZE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
Ter a vida organizada, metas estabelecidas por período e saber o que deve ser feito nas próximas horas ou no mês, é essencial para ter tranquilidade e atenção aos resultados.Quantas vezes as pessoas desorganizadas voltam do supermercado sem ter comprado um item essencial? Ou, ainda, quantas multas e juros já pagaram por terem esquecido a data do vencimento de um boleto? Isso é frustrante, além do prejuízo causado.

Além de evitar despesas desnecessárias e aumentar o nível de atenção por não estar sempre estressado com atrasos, decepções e esquecimentos, ter uma vida organizada permite identificar quais são os horários mais produtivos ou criativos. Assim, ao fazer essa identificação, é possível concentrar as atividades que exigem tais características ou têm maior relevância nesse turno. Isso é otimização de agenda.

2. CUIDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE
Estudar sobre sua área de atuação é importante, já que aumenta suas capacidades técnicas, mas não é o único conteúdo que você pode consumir para cuidar da sua mente.

Considere ler livros e fazer cursos livres que possam explorar o desenvolvimento de outros sentidos e habilidades, como teatro, por exemplo, que ajuda na oratória e desinibição. Além disso, cuide também da saúde do corpo, pois as atividades físicas deixam seu organismo mais forte para as rotinas diárias e liberam hormônios de satisfação.

3. TENHA O CONTROLE DAS FINANÇAS EM SUAS MÃOS
A conta é simples: os seus ganhos devem ser maiores que os seus gastos, e o restante deve ser corretamente aplicado. No meio dessa equação, porém, outros hábitos e atitudes fortalecem o resultado no curto e médio prazo.

Ter um seguro de vida, no presente, por exemplo, garante que algo inesperado não desequilibre suas economias, bem como fazer um planejamento para a aposentadoria e patrimônio que deseja construir. Além de avaliar no que investir, também é preciso ficar atento aos gastos diários. Anotar, usar aplicativos específicos e, principalmente, escolher sempre as opções mais econômicas, é fundamental.

PESSOAS BEM-SUCEDIDAS PARA SE INSPIRAR
Conheça algumas pessoas, de diferentes áreas de atuação e idades, que colocam essas atitudes em prática.

Warren Buffett
Terceiro homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, e mora na mesma casa desde 1958. Ela nem pode ser considerada uma mansão perto dos padrões americanos e sua escolha nada tem a ver com apego emocional. Ele simplesmente não vê razões óbvias para investir na troca de um item que está em ótimas condições de uso.

Barack Obama
Ex-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz, Barack Obama tinha horários reservados em sua disputada agenda para jogar basquete — mesmo em suas viagens, fazia treinos regulares nas academias dos hotéis e casas que se hospedava.

Luiza Helena Trajano
A criadora da Magazine Luiza também merece seu lugar nessa lista, pois sempre foi muito prática na resolução dos problemas. Organização e foco fazem parte de sua marca pessoal.
Em resumo, reflita e avalie esses pilares na sua vida, veja qual pode ser melhorado, e então, teste os diversos hábitos de pessoas bem-sucedidas até que descubra os mais adequados.

Ter objetivos claros também é essencial para pessoas bem-sucedidas manterem o foco no progresso, e a maioria deles o define na área profissional. Esse também é o seu caso? Então confira no conteúdo a seguir 5 estratégias para aumentar suas chances de promoção.