5 dicas para planejar as férias da família sem dor de cabeça

Casa & Família DESTAQUES

Planejar as férias da família é um momento muito prazeroso! Decidir os passeios que serão feitos e esperar os dias até a viagem são motivos de tanta expectativa, que muitos acreditam que o planejamento é tão estimulador quanto a própria viagem.

Mas é claro: fazer um bom planejamento é, além de divertido, muito importante para que nada dê errado durante a viagem — o que pode trazer mais dor de cabeça do que prazer e descanso.

Quer saber como planejar suas férias em família para que ela seja inesquecível? Fique de olho e aproveite!

PLANEJE A VIAGEM ADEQUADAMENTE
Antes de “colocar a mão na massa” e dar início aos preparativos mais práticos, é preciso pensar sobre muitos pontos em relação à viagem.

Destino e tempo de viagem
Escolha um local que seja do interesse de toda a família. As crianças também podem ajudar a opinar sobre os locais preferidos.

Não se esqueça de definir o tempo de duração da viagem, pois isso interfere em outras questões (como orçamento ou tamanho da mala).

Detalhes do local
Para não passar aperto, informe-se sobre clima, cultura, locais turísticos, se o destino exige alguma vacina específica, passaporte, licença para dirigir, visto, etc.

Orçamento
Calcule os possíveis gastos com alimentação, passagens, transporte, gasolina, hospedagem, aluguel de carro, passeios e compras.

Não se esqueça de reservar uma parte do valor para imprevistos.

Como ter menos gastos
Se pretende economizar, evite viajar durante as datas comemorativas do destino escolhido. Outra dica é optar por pacotes turísticos — que incluem a passagem e a hospedagem —, ou dar preferência a pousadas familiares, que oferecem diversos serviços com preços bem atrativos.

2. INVISTA NA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA
Custear a viagem antes mesmo de viajar é a melhor opção para não acumular dívidas. Faça um planejamento de quanto economizar, mensalmente, até a chegada da viagem. Dê preferência ao pagamento à vista, sempre que possível, para viabilizar descontos.

3. TENHA ALGUNS CUIDADOS AO OPTAR POR PACOTES DE VIAGENS
Pacotes de viagem podem oferecer segurança, praticidade e permitir à família conhecer mais amplamente o destino escolhido. Mas, para isso, fique atento a alguns detalhes, como:

• evite adquirir pacotes turísticos de empresas desconhecidas;
• procure obter indicações com amigos e familiares;
• dê preferência a pacotes completos, que incluam a passagem, hospedagem, café da manhã, translados e passeios turísticos;
• feche os pacotes com antecedência para garantir valores reduzidos.

4. ORGANIZE SUA MALA COM ANTECEDÊNCIA
Para organizar a mala de toda a família e não esquecer nada, o ideal é começar a separar os itens com, pelo menos, uma semana de antecedência. Para isso, siga as orientações a seguir:

• faça um checklist dos artigos necessários, pensando no que cada membro da família faz desde o momento em que acorda até a hora de dormir;
• estude o clima e temperatura do seu destino antes da viagem para acertar no vestuário;
• não se esqueça do kit de primeiros socorros, contendo medicamentos para desconfortos básicos (como dor de cabeça, gases, cólica, etc) e materiais para assepsia — em caso de machucados ou lesões.

5. FIQUE ATENTO A DETALHES ANTES E DEPOIS DE EMBARCAR
Para curtir suas férias durante toda a viagem, não se esqueça de:

• levar os documentos pessoais em uma bagagem de mão à parte (evitando complicações em caso de extravio de mala) e guardar documentos reservas na acomodação;
• evitar andar com grandes quantias em dinheiro;
• não confiar em locais que não conhece (como mar ou rio) e tomar cuidado ao andar por bairros desconhecidos e em horários perigosos;
• ficar de olho nas crianças: onde elas estão, o que estão fazendo, ingerindo e quaisquer alterações que podem comprometer sua saúde e, claro, a viagem como um todo.

Planejar as férias da família é assim: muitos cuidados são necessários para que todos consigam aproveitar, de verdade, esse momento! Não deixe de seguir as nossas dicas e faça com que sua viagem seja inesquecível!

Agora que você sabe que suas férias em família podem ser motivo de diversão antes e durante a viagem, que tal compartilhar o texto nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto?

Lembrando que estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e no Google!