5 estratégias que você deve adotar para ser promovido

Carreira DESTAQUES POSTS

Você tem o desejo de ser promovido, mas não sabe o que fazer para alcançar a ascensão profissional? São inúmeros os desafios que se colocam em nossa trajetória, podendo representar verdadeiros empecilhos para o nosso crescimento. No entanto, ao identificarmos quais são as ações adequadas a serem tomadas, não será difícil superar a situação.

Dessa forma, comece a investir em algumas mudanças e dar um novo sentido para a sua atuação profissional. O primeiro passo é entender que não se consegue resultados diferentes, se você continuar mantendo antigos hábitos.

Preparamos este artigo para que você possa se inspirar a mudar algumas atitudes e indicar o caminho correto para a promoção. Continue a leitura e confira nossas dicas!

PEÇA FEEDBACKS
Os feedbacks são importantes fontes de aprendizado para o aperfeiçoamento profissional. Sempre há algo a ser aprimorado, seja determinada conduta no trabalho, seja uma característica pessoal. O problema é que, muitas vezes, não nos damos conta do que não está indo bem.

No entanto, para ser promovido, é preciso prestar atenção nos sinais que as pessoas que nos cercam emitem, de modo a buscar a mudança. Esteja aberto para ouvir as críticas que receber, agradeça, analise bem e tente mudar aquilo que achar pertinente.

O chefe, por exemplo, pode fornecer conselhos valiosos, os quais têm o potencial de mudar o rumo da sua carreira — afinal, é ele quem poderá fazer com que a sua promoção se torne realidade.

Caso o retorno não venha espontaneamente, você pode pedi-lo. Mas use o bom senso: nada de ficar todas as semanas perguntando sobre a sua postura. Isso passa desespero e também não oferece tempo suficiente para que a mudança seja percebida por todos. Por isso, respeite um intervalo de 6 meses antes de ter uma nova conversa sobre o assunto com o seu superior.

Atente para o fato de que o feedback nem sempre é dado em ambientes formais. Nos almoços e confraternizações, em meio às conversas descontraídas, algumas mensagens sobre você podem ser naturalmente transmitidas. Com as informações em mãos, faça um planejamento para evoluir. Psicólogos, coaches, atividades físicas e especializações: descubra qual é o apoio perfeito para lhe auxiliar no processo.

APRESENTE RESULTADOS SATISFATÓRIOS
A condição básica da promoção é o merecimento. Pessoas que não cumprem metas, costumam se atrasar e apresentam resultados aquém do esperado pela organização, estão indo no caminho contrário ao crescimento profissional.

Portanto, mude a sua postura e procure se tornar o funcionário no qual as pessoas possam se espelhar. Todos os dias, ao iniciar o expediente, reconheça a importância do seu papel para o sucesso ou o fracasso da empresa, assumindo a responsabilidade de fazer o melhor, com comprometimento e seriedade. Com isso, o seu nome será lembrado quando uma oportunidade de ascensão surgir.

Antes das reuniões, por exemplo, estude o assunto a ser abordado para chegar lá com propostas pertinentes. Outra boa sugestão é observar o comportamento de seu gestor. Identifique como ele se posiciona e quais são as ações que ele costuma colocar em prática para resolver problemas.

Assim, ao atuar da mesma forma, as suas chances de crescimento serão maiores — afinal, ele mantém a posição por meio dessa conduta.
Não tenha medo de pedir ajuda. É impossível dominarmos todas as tarefas que fazem parte de nossa rotina. Desse modo, trocar dicas com colegas mais experientes pode ser uma boa alternativa.

ENTENDA OS VALORES DO NEGÓCIO
Não limite o seu trabalho às tarefas que é demandado. É primordial ir além para também ocupar melhores posições. Estude sobre os valores da empresa, a história dela, as taxas de crescimento e como ela funciona, procurando entender o passo a passo de diversos processos.

Nessa fase, aproveite para aprender procedimentos e estreitar o relacionamento com outras equipes — alianças têm muito valor no ambiente empresarial. Um gestor precisa ter visão sinérgica do negócio, compreendendo bem como um setor está relacionado a outro.
O senso comum diz que uma pessoa deve ser especializada em apenas uma área da organização, mas para quem tem o desejo de crescer, aproveitando, inclusive, as oportunidades em outras áreas, ser multitarefa pode ajudar.

BUSQUE CONSTANTEMENTE A CAPACITAÇÃO
Nossa formação não termina com o fim da faculdade. Diariamente, inovações, tecnologias e processos surgem para aperfeiçoar determinado ramo de atuação. Por isso, ignorá-los pode lhe afastar da tão sonhada chance de ser promovido.

Que tal procurar por cursos de especialização, idiomas ou aprender sobre um novo software? O segredo é escolher a opção que mais tenha potencial de aperfeiçoar o seu trabalho.

Com a possibilidade de aulas online, os estudos não prejudicarão o seu expediente. Você pode se dedicar à noite e aos fins de semana no conforto da sua casa. No entanto, não esqueça de considerar esse compromisso antes de agendar viagens, bares ou outras atividades de lazer.

Faça um levantamento de seus pontos de melhoria, das necessidades da organização e das novidades do mercado . Então, é só identificar o que mais se aproxima do seu perfil e iniciar a jornada pelo novo conhecimento.

DEMONSTRE SEGURANÇA
Toda troca de funções dentro de uma organização faz parte de um plano estratégico, visando atingir os melhores resultados. Nesse sentido, o negócio não pode arriscar a promoção de uma pessoa que não esteja preparada para lidar com as responsabilidades e as pressões inerentes ao novo cargo.

Passar segurança demonstra a sua capacidade de exercer as funções de seu superior. Estude e aperfeiçoe a forma com que você lida com as tarefas diárias. Feito isso, considerando também o seu desejo de crescer, a hesitação dará lugar à confiança. Antecipar problemas e as necessidades da empresa também auxilia na transmissão de confiança aos seus colegas.

Dessa forma, se você não considerar esses pontos, pode ser que seja muito mais difícil ser promovido, o que pode acabar gerando frustrações. Basta romper a resistência e dar o seu melhor. Boas oportunidades esperam por você, por isso, esteja preparado!

E você? O que tem feito para alcançar a promoção? Compartilhe com a gente nos comentários. Até a próxima!