6 razões para considerar investir na previdência privada

DESTAQUES POSTS Previdência Privada

Até o mais experiente investidor tem suas inseguranças na hora de aplicar o dinheiro. Estudar para escolher uma previdência privada para a aposentadoria em um futuro distante da rotina atual de trabalho é mais desafiador ainda. Mas você sabe exatamente o que é e qual a função de uma previdência privada?

Ela é um investimento de longo prazo, que tem como objetivo complementar a Previdência Social vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quando vemos o custo de vida ficando cada vez mais caro nos dias de hoje, ter um conforto financeiro maior no futuro é quase obrigatório.

A previdência privada também pode ajudar nos cuidados com a sua família, permitindo que o padrão de vida seja mantido depois da aposentadoria, ou até mesmo ajude a pagar a faculdade dos filhos. Quer saber como avaliar se este tipo de investimento é o ideal para você e seus sonhos para o futuro? Listamos algumas razões. Acompanhe!

1. O FUNCIONAMENTO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA É FÁCIL DE ENTENDER
Para quem não tem o hábito de investir, o funcionamento das aplicações pode ser assustador, mas as previdências são simples de entender. Elas basicamente são divididas no período de contribuição, quando você faz aportes regulares e resgate, que pode ser em um valor único ou por meio de retiradas mensais programadas.

E por que é diferente de guardar o dinheiro debaixo do colchão? Porque a entidade responsável por sua administração realiza constantes investimentos para garantir uma rentabilidade melhor. Ou seja, ao sacar, você também é beneficiado pelos lucros obtidos no período.

2. SEU RESGATE É FACILITADO
Se seu funcionamento é simples, o resgate também não oferece dificuldades. O modelo de rentabilidade é feito para que o dinheiro investido fique aplicado por muito tempo, mas se houver desistência, depois do período de carência, é possível resgatar o valor.

Nesse ponto, é importante falar sobre as formas de tributação do Imposto de Renda. A tabela regressiva é melhor para quem planeja sacar todo o montante acumulado de uma só vez. Já a progressiva favorece o investidor que deseja fazer retiradas mensais na aposentaria para complementar a renda.

Para o resgate, também é preciso considerar o prazo de fechamento de alguns de seus ativos. Isso porque os investimentos realizados pelo administrador obedecem uma composição previamente aprovada pela Agência de Regulação do Setor.

Ou seja, algumas delas podem ter ativos que são influenciados pela taxa de câmbio, por exemplo. Então, em alguns casos é preciso aguardar dois ou mais dias para ter o valor do resgate creditado na conta com os devidos abatimentos tributários.

3. A PREVIDÊNCIA PRIVADA ACEITA INDICAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS
É preciso dizer que a previdência Privada também é uma garantia para o futuro da sua família, e em sua falta, os beneficiários indicados na aplicação não precisam aguardar o processo de inventário para usufruir do conteúdo. Isso é chamado de sucessão patrimonial.

Alguns inventários podem durar anos ou serem contestados, mas a previdência pula todo esse processo de maneira legal, o que traz um grande alívio.

4. VOCÊ PODE FAZER SUA PORTABILIDADE
Se você prestou atenção no funcionamento da previdência, viu que o montante dela é novamente aplicado para trazer mais rentabilidade. A equipe por trás dessa estratégia de investimento, bem como a instituição financeira cobram uma taxa para essa administração.

E por que isso é relevante? Porque para que você tenha um bom retorno, o ideal é que a taxa cobrada seja pequena e o administrador tenha um bom desempenho. Porém, isso nem sempre acontece e a portabilidade passa a ser uma grande vantagem.

Se os resultados da previdência privada estiverem abaixo do estimado ou de suas expectativas, não é preciso solicitar o resgate para realizar uma nova aplicação, apenas solicitar a portabilidade da aplicação de uma entidade para outra, sem custos ou riscos.

5. TRATA-SE DE UMA ÓTIMA SOLUÇÃO PARA GARANTIR SUA DISCIPLINA DE INVESTIMENTO
Provavelmente você já prometeu no ano novo que começaria a fazer uma poupança mas nunca colocou o projeto em prática. Não se preocupe: ao escolher uma previdência privada, sua disciplina fica garantida!

Ao contratá-la, é possível definir a regularidade e o valor dos aportes, mas a partir desse momento, todas as contribuições serão automáticas. Em outras palavras, o investimento mensal é debitado na sua conta informada religiosamente dentro do prazo.

Também é possível fazer aportes extras, como parte do valor do décimo terceiro, por exemplo. Tudo isso aumenta o montante, e claro, a rentabilidade do valor aplicado no longo prazo.

Além disso, trata-se de uma ótima opção para quem deseja aumentar investimentos e aplicações, pois não há surpresas e prejuízos substanciais, como as ações das bolsas de valores. Uma vez iniciado um plano de previdência privada, é possível que você queira dar continuidade à sua estratégia para aumentar e elevar o patrimônio.

6. É MUITO FÁCIL CONTRATAR
Antigamente era muito comum que os pais abrissem uma poupança quando os filhos nasciam, mas nos dias de hoje, a abertura de uma previdência privada é muito mais vantajosa. O processo de contratação é muito mais simples e sem restrições para a idade para abertura e início dos aportes.

A previdência privada é uma ótima solução para garantia da tranquilidade financeira no futuro e possui diversas composições, das mais tradicionais e conservadoras, até algumas com ativos mais agressivos e arrojados.

É preciso conversar e buscar uma consultoria como a da Classic Seguros, capaz de ajudar na definição da melhor previdência privada de acordo com seu perfil de investidor. Como seus efeitos de rentabilidade são melhor sentidos a longo prazo, começar o quanto antes é essencial para conquistar um bom volume.

Se você já está pensando no futuro planejando investir em uma previdência privada, saiba que não pode descuidar do presente. Lembre-se: a melhor forma para isso é buscar conhecimento. Possivelmente será necessário considerar uma poupança para emergências, e claro, um seguro de vida que seja simples de ser acionado e tenha uma cobertura compatível com seu perfil.

Quer uma fonte de informações com conteúdos simples, mas essenciais para que você entenda como planejar suas finanças e proteger sua família? Então assine agora a newsletter da Classic Seguros!