Casa segura: como manter o seu lar protegido de imprevistos?

Casa & Família DESTAQUES POSTS

O desejo de todas as mães é manter a casa segura e livre de qualquer problema para que a sua família viva com tranquilidade. Por isso, elas estão sempre em busca de soluções que forneçam maior nível de segurança, principalmente se elas têm filhos pequenos.

Por esse motivo, preparamos este post para apresentar os acidentes domésticos que ocorrem com maior frequência, assim como algumas dicas para preveni-los. Confira!

QUAIS SÃO OS ACIDENTES DOMÉSTICOS MAIS COMUNS?
As crianças e os idosos estão mais suscetíveis aos acidentes domésticos e a maior incidência deles é decorrente do fato de que as pessoas não dão a devida atenção ao assunto. Acompanhe os principais imprevistos que podem ocorrer nas residências:

Quedas
Estão entre as principais causas de mortes e de acidentes domésticos graves que envolvem idosos e crianças no país. Para garantir que a casa esteja segura contra esses riscos, é importante adotar medidas como:

• evitar o uso de tapetes, mas, caso forem indispensáveis, usar os antiderrapantes que grudam no chão;
• colocar corrimão nas escadas;
• inserir barras de metal no banheiro ao lado do vaso sanitário e nas paredes próximas ao chuveiro;
• iluminar bem todos os cômodos da casa.

Acidentes como esses podem ser fatais ou ocasionar invalidez temporária ou permanente, o que pode colocar em risco a saúde financeira da família, caso o responsável pelas contas da casa seja vítima dessa situação.

Queimaduras
Outro grande perigo nas casas são as queimaduras que acontecem com o uso do fogão. As crianças também são as que estão mais suscetíveis a esse tipo acidente. Para evitá-lo, é importante, principalmente, manter os cabos das panelas virados para dentro, assim a criança não corre o risco de puxá-lo e nem de bater no cabo ao passar por perto.

Os adultos também podem ser vítimas de queimaduras e, dependendo do grau de ocorrência, podem ficar impossibilitados para o trabalho permanente ou temporariamente. Daí a importância da contratação de assistências e seguros, para garantir mais segurança.

Choques elétricos
Também são muito comuns e afetam crianças, adultos e idosos. Para evitá-los são necessários alguns cuidados, como:

• conectar e desconectar os aparelhos da tomada segurando o plugue e não o fio;
• evitar deixar fiação exposta;
• instalar protetores em todas as tomadas, principalmente naquelas de fácil acesso.

Além desses, existem vários outros riscos de acidentes que podem ocorrer nas residências. Por isso, é importante pensar nas questões antes que elas aconteçam, adotando medidas preventivas para garantir o conforto e a segurança de todos os familiares.

Para isso, existem disponíveis no mercado alguns seguros e assistências que podem não apenas ajudar a manter a casa segura, mas também garantir a segurança da família mesmo no caso de fatalidades que resultem em perda de rendimento de forma permanente ou temporária.

Este conteúdo foi útil para você? Agora que você entendeu a importância de se prevenir contra eventualidades domésticas e manter a casa segura, que tal entender um pouco sobre o seguro de vida e como ele pode trazer mais tranquilidade para você e para a sua família? Confira!