Como aumentar sua produtividade no trabalho?

Carreira DESTAQUES POSTS

Por que será que, às vezes, você faz mil coisas, mas, quando termina o dia, tem a sensação de que ele não foi bem aproveitado? Muita gente se questiona o mesmo. O problema pode ser que você está mantendo seu foco nas atividades erradas.

Quer saber como melhorar sua produtividade e caminhar para ser reconhecido e promovido? Vamos conversar mais sobre o assunto!

DESAFIOS PARA MANTER A PRODUTIVIDADE EM ALTA
Quando você perde a produtividade, acaba acumulando atividades e fazendo com que sua rotina fique completamente bagunçada. Uma coisa atropela a outra e, no fim das contas, tudo é entregue com atraso. Manter o equilíbrio pode ser uma tarefa difícil. Você precisa encarar alguns desafios, como:

• não se dispersar conversando ou utilizando a internet;
• focar no que é mais importante;
• evitar interrupções que consomem seu tempo, como ligações telefônicas;
• não perder tempo respondendo cada novo e-mail que chega com uma demanda nova.
São muitos inimigos da produtividade, concorda?

DICAS PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
É preciso ter senso de prioridade! Além disso, se você parar suas tarefas sempre que alguém chamar, não vai conseguir entregar nada a tempo. Portanto, organize-se e estabeleça regras para fazer valer cada minuto do dia. Quer algumas dicas para aumentar sua produtividade? Então, confira!

1. Evite o celular e as redes sociais
Celular na gaveta ou na bolsa, e redes sociais terminantemente fechadas. Mesmo que a empresa não bloqueie a internet, você deve se policiar para não cair em tentação. Se as notificações do smartphone chamam a sua atenção, coloque-o no silencioso (sem vibração!) e deixe o aparelhinho longe dos seus olhos, para não correr o risco de vê-lo piscar.

Como as mídias sociais são uma das grandes causadoras de perda de rendimento profissional, cabe até demissão por justa causa quando o funcionário não consegue ficar longe delas, viu?

2. Use um gerenciador de tarefas
Agora, com o foco no trabalho, que tal usar um app que ajude a listar suas obrigações do dia, como o Wunderlist ou o Any.do? Eles podem ser grandes aliados, evitando que você esqueça uma ou outra atividade.

Mas isso não é algo obrigatório, pois há quem prefira a velha e boa agenda ou utilize o calendário do próprio Outlook para controlar seus compromissos de trabalho. Tudo é válido, desde que sirva para sua rotina.

3. Estabeleça prazos para tudo
Recebeu uma demanda sem prazo? Pergunte quando ela deve ser entregue. Tenha um tempo de execução definido para cada tarefa. Assim, você pode mensurar melhor o que será possível fazer a cada dia, o que ajuda muito no planejamento.

Se, por exemplo, você notar que o tempo definido não está sendo suficiente, pode ser que precise ajustá-los ou encontrar os motivos do atraso nas entregas.

4. Defina níveis de prioridade para as tarefas
Essa dica é bem importante! Quando você separa o que é mais importante, faz isso primeiro, concorda? Assim, se algo ficar para depois, não vai ser aquela demanda mais urgente.

Você pode usar vários recursos para isso, por exemplo:

• listar as tarefas em cores diferentes em um app ou em um papel, usando canetas coloridas;
• anotar cada uma em post-its coloridos pequenos e anexar na página do dia da agenda;
• colocar um clipe de cada cor (vermelho, amarelo e verde) se seu trabalho envolver muitos papéis impressos etc.

5. Escolha uma hora específica para ver os e-mails
Esse ponto também é crucial. Se você deixa o e-mail aberto, sempre que ele avisar de uma nova mensagem, vai bater aquele sentimento de “preciso ver se é urgente!”. Por isso, defina que hora você vai checá-lo. Pode ser, por exemplo, no começo do dia e logo depois do almoço.

Essas são as dicas para aumentar produtividade no trabalho! Colocando-as em prática, você vai se tornar um funcionário exemplar onde for, e pode seguir uma carreira incrível.

Agora, com essa certeza, que tal saber como sorrir para o seu futuro? Confira nosso post feito especialmente para você!