Como conseguir uma renda extra? 7 alternativas que podem te ajudar nessa missão!

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Ter uma renda extra pode ser a solução para grande parte dos seus problemas financeiros. Manter todas as contas em dia, muitas vezes, parece ser uma tarefa árdua, e dispor somente do salário regular, pode gerar situações de aperto, ou mesmo, endividamento. Isso, sem dúvida, é motivo de grande preocupação para a maioria das famílias que não contam com uma reserva financeira.

E então, quer aprender como conseguir somar aquele dinheirinho a mais ao salário e ter maior tranquilidade no trato com suas finanças? Nós podemos ajudar! Separamos 7 alternativas que poderão levá-lo a conquistar uma renda extra. Continue a leitura e confira!

POR ONDE COMEÇAR?
Antes de decidir qual caminho escolher, é importante fazer algumas considerações. Existem diferentes alternativas que podem complementar sua renda. Com isso, o primeiro passo que antecede essa escolha deve ser a organização de seu orçamento, tempo e disposições.

Vale pôr na ponta do lápis todas as suas despesas, a fim de perceber quais são suas maiores necessidades para o complemento de sua renda. Organizar seu tempo livre também é fundamental antes de escolher uma forma de renda extra. Além disso, refletir sobre suas disposições é uma ótima maneira de unir seus talentos e hobbies ao acréscimo de renda.

Essas medidas simples, certamente, o ajudarão a escolher a alternativa de renda extra que mais se adequará as suas condições. Dessa maneira, as chances de uma escolha exitosa serão maiores.

QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS PARA TER UMA RENDA EXTRA?
Depois dessas ponderações iniciais, é a hora de escolher um caminho para conseguir aquele dinheirinho extra. Apresentaremos 7 possibilidades para ajudá-lo nesta escolha:

1. Revenda produtos
Existem diferentes produtos que podem ser revendidos, como cosméticos, roupas, bijuterias, livros, artigos religiosos, artesanato e entre outros. Para decidir qual item escolher, é essencial observar seu ciclo social, optando por um produto “coringa” que seja do interesse da maioria das pessoas com quem você convive e, como consequência, obter sucesso em sua revenda.

Essa é uma maneira interessante para quem não dispõe de muito tempo livre. Isso acontece porque você pode oferecer seus produtos em todos os ambientes que fazem parte de sua convivência. Seja no seu trabalho, academia, cursos, encontros familiares, e em todos os outros lugares que estão em sua rotina.

2. Venda doces ou lanches
Se você tiver alguma habilidade culinária, esta é uma ótima oportunidade de colocá-la em prática e ainda conseguir uma renda extra — doces, sanduíches, bolos, salgados, salada de frutas, o que não faltam são opções.

Apostar em algo diferente é uma boa estratégia. Veja o que é vendido na cantina ou lanchonetes próximas ao seu trabalho, por exemplo, e invista em alguma opção diferenciada. Comida, se feita com capricho, é uma coisa que sempre tem saída, podendo ser um excelente modo de ganhar aquele dinheirinho extra.

3. Dê aulas particulares
Você sabe tocar algum instrumento musical ou entende bem de matérias escolares? Tem facilidade com a informática ou possui alguma certificação? Então, que tal transmitir seus conhecimentos para outras pessoas dando aulas particulares em suas horas livres?

Comece divulgando seus serviços entre amigos, vizinhos, familiares e em suas redes sociais. Dando um atendimento personalizado e de qualidade, logo você poderá ser indicado a outras pessoas interessadas. Dessa maneira, aos poucos, conquistará uma clientela, garantindo sua renda extra.

4. Digite e formate trabalhos
Estude o manual da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e aproveite para conseguir uma renda extra digitando e formatando trabalhos escolares e acadêmicos. Muitos estudantes não têm tempo disponível e, por isso, vários deles recorrem aos serviços de digitadores e formatadores.

Divulgue seus serviços em universidades, escolas, cursos técnicos e entre amigos. Monografias, dissertações, artigos e demais trabalhos escolares são sempre solicitados durante o ano inteiro. Dessa forma, esta pode ser uma ótima maneira de ganhar aquele dinheirinho extra.

5. Monte um bazar
Sempre temos em casa diversos itens que não utilizamos mais, não é mesmo? Sendo assim, montar um bazar pode ser uma saída bacana para tirá-los das gavetas e transformá-los em renda extra. Para isso, faça uma organização de todas as coisas que forem possíveis de serem aproveitadas.

Você pode realizar um bazar online, fotografando e divulgando entre seus amigos, ou reservar alguns dias e determinar um espaço físico para sua realização. Propor uma parceria com pessoas próximas e montar um bazar em conjunto também é uma opção e, ainda, se torna um bom meio para ampliar o seu ciclo social e gerar uma renda extra.

6. Seja um guia turístico amador
Se você mora em uma cidade turística, ser um guia amador é uma ótima oportunidade de ganhar um dinheirinho a mais. Faça um estudo histórico de sua cidade, crie um roteiro de passeios com os principais pontos e lugares bacanas para se conhecer.

Deixe seu contato em hotéis e pousadas, ou você também pode fazer a abordagem nas pessoas pessoalmente, divulgando os seus serviços em locais que tenham fluxo de turistas. E claro, anunciar nas redes socais também é fundamental.

7. Desenvolva uma nova profissão nas horas vagas
Já pensou em um plano b para sua vida profissional? Desenvolver uma nova profissão pode garantir um caminho seguro para a conquista de uma nova fonte de renda. Além disso, pode se tornar um meio de simultânea realização: pessoal e financeira . De repente, sua iniciativa pode crescer e se transformar em sua fonte principal de renda.

Dessa forma, invista na capacitação daqueles sonhos antigos, como curso de música, corte e costura, estética, seja ele qual for. E, assim que possível, comece em suas horas vagas a apostar nessa nova empreitada profissional.

Como vimos, existem diferentes opções para arriscar no empreendedorismo e gerar uma renda extra e, vencendo o comodismo e as dificuldades iniciais, é possível conciliar o trabalho com uma outra atividade. Organizando seu tempo e apostando em uma tarefa que seja agradável para você, além de ganhar uma remuneração a mais, partilhará de boas experiências.

Planejar seu orçamento além de útil para a escolha de uma alternativa de renda extra, é essencial para sua estruturação financeira como um todo.

E ai, gostou do post? Então, que tal aprender também sobre planejamento financeiro para mudar de carreira? Leia nosso outro post sobre o assunto e saiba mais!