5 dicas imperdíveis para economizar na festa de casamento

Casa & Família DESTAQUES POSTS

Hoje em dia, planejar um casamento com o mínimo de orçamento já é uma realidade para muitos casais. Mas acredite, é possível realizar um casamento bonito e barato sem precisar abrir mão dos detalhes mais importantes.

Pensando nisso, nossa colaboradora Desiane, que se casou recentemente, escreveu um relato pessoal no qual ela dá dicas de como economizar na festa de casamento. Confira!

1. NÚMERO DE CONVIDADOS
Nem sempre a lista de convidados dos sonhos cabe no orçamento, por isso mantenha-se firme e liste a família, os amigos imprescindíveis e os colegas de trabalho mais próximos. Após, divida a lista entre as pessoas essenciais e aquelas que podem deixar de ser convidadas em caso de aperto.

Apesar disso, deixe uma “gordurinha” já que cerca de 20% dos convidados não comparecem. Utilize sua lista final para determinar o tamanho da festa e os serviços que serão contratados, assim será possível construir uma estimativa de custos.

2. DÊ PRIORIDADE AO QUE VOCÊ SE LEMBRARÁ NO FUTURO
Fazer um casamento para celebrar a história do casal com as pessoas mais próximas é mais barato do que organizar um grande evento social. Porém, para não perder o foco é preciso definir quais são as prioridades do casal em relação à festa.

Gaste menos com superficialidades (aquelas coisas que você provavelmente não se lembrará no futuro) e invista mais no que deixará lembranças marcantes. Seguindo essa lógica, economizar nas fotos, por exemplo, pode não ser a melhor decisão e foi por isso que eu decidi contratar um bom pacote de fotografia e filmagem (fotos e filmagem da cerimônia, recepção, festa e fotos externas).

Caso a festa aconteça em espaços alugados, verifique os horários de duração da mesma. Quanto maior o tempo de duração da festa, maior será o valor do aluguel. Logo, estipule o horário de início e término do casamento. Atente-se também para começar as festividades pontualmente, desse modo evitará pagar hora extra pela locação do espaço. Defina somente um local para a cerimônia e a festa assim você paga pela decoração de um único espaço ao invés de ter que pagar para decorar tanto a igreja quanto o salão.

3. SEGURE OS GASTOS COM DECORAÇÃO, BUFFET E BEBIDA
Os itens que mais pesam no orçamento da festa de casamento costumam ser decoração, buffet e bebida, mas há algumas dicas para poupar dinheiro servindo bem os convidados mesmo com corte nos gastos.

Decoração
Meu casamento foi realizado num sítio e a decoração já estava inclusa (com desconto) no pacote. Mesmo assim, coloquei a mão na massa; comprei alguns itens de decoração como garrafinhas e flores e fiz os arranjos de centro de mesa e alguns outros mimos.

Buffet
Quanto à comida, optei por contratar um buffet. Como aqui em Belo Horizonte (MG) temos a tradicional Comida de Buteco, optei por serví-la, uma vez que além de mais barata que outras opções tidas como mais elegantes, é igualmente (senão mais) deliciosa.

Doces
Descarte a contratação de doces muito elaborados. Dê preferência para os bons e tradicionais brigadeiros, beijinhos e bem casados. Da mesma forma, dê preferência para salgadinhos como coxinhas, pastéis e mini-hambúrgueres, pois eles estão em alta.

Garçons
Evite economizar diminuindo a quantidade de garçons. Além de fazê-los trabalhar muito além de suas habilidades (o que afetará seu desempenho), com uma equipe reduzida seus convidados não serão bem servidos.

Bebidas
Em relação às bebidas, decidi que eu mesma as compraria (ao invés de comprar pelo Buffet) já que desse modo, pude negociar o pagamento das bebidas alcoólicas por consignação, ou seja, pagar com antecedência uma metade, reservar a outra, acertando ao final apenas o que foi consumido.

Coquetéis
Optei por contratar coquetéis alcóolicos e não alcóolicos para servir economizando assim, na quantidade de cerveja.

Imagens cedidas por Desiane dos Santos, colaboradora Classic.

4. ANIMAÇÃO DA FESTA
Quanto à animação da festa, eu recomendo a contratação dos serviços de um DJ já que os custos são menores se comparados à contratação de uma banda. Porém, para o meu casamento, consegui ter tanto o DJ quanto a banda já que um de meus amigos é músico e se disponibilizou para tornar esse momento ainda mais especial. Logo, antes de desistir do sonho da banda procure entre seus contatos amigos ou conhecidos que possam fazer uma apresentação gratuita ou oferecer bons descontos.

5. CONSIDERE A CONTRATAÇÃO DE CERIMONIALISTAS
Contratar organizadoras de evento e assessorias profissionais para se encarregar da organização do casamento pode ajudar a baratear a festa. Bons profissionais mantêm relacionamentos com fornecedores e têm mais experiência em pechinchar descontos  ajudando os noivos a não gastar mais do que podem.

Espero ter te ajudado a se planejar para esse momento tão especial.

Se você gostou dessas dicas, talvez se interesse pelos textos “Combo Família” que separamos abaixo para você. Confira!

Siga a Classic no Instagram!