Como não perder dinheiro usando o programa de milhas?

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Você sabe o que são os programas de milhas? São aqueles programas de relacionamento das companhias aéreas em que os participantes acumulam milhas, de créditos ou pontos, cada vez que viaja em um voo dessas empresas ou até mesmo ao adquirir seus produtos e serviços.

Ao alcançar uma determinada quantidade dessas milhas, o cliente pode trocá-las por uma nova passagem em trechos internacionais ou nacionais, ou por outros produtos e serviços da empresa.

Para se inscrever nesses programas, é necessário realizar o cadastro no site da companhia aérea. Na maioria desses casos, um número é gerado ao fim do registro e representa a “conta-corrente” em que são depositadas as milhas. É possível acompanhar a sua conta pelo mesmo site em que se inscreveu. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para não perder dinheiro usando esse programa.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você aproveite ao máximo. Acompanhe!

1. FIQUE ATENTO ÀS COMPANHIAS PARCEIRAS
A partir do momento que você escolheu uma companhia aérea, é possível conhecer as alianças globais às quais ela pertence. Dessa forma, ao viajar fora do país, você continua acumulando pontos. E, por muitas vezes, em um volume bem maior do que nas companhias nacionais. É só informar o seu número de passageiro frequente no check-in.

2. CONFIRA SEMPRE SEU SALDO
Erros podem acontecer com qualquer empresa. Em uma empresa de programas de milhas, isso não é diferente. Por essa razão, é necessário sempre conferir se os pontos estão sendo devidamente depositados em sua conta. Caso você detectar algum problema nesse processo, entre imediatamente em contato com o programa de milhagens.

3. FAÇA SEU CADASTRO
Caso você seja novo no programa de milhas, não espere chegar ao aeroporto para saber como ele funciona. A maioria das companhias aéreas já exige um cadastro prévio e você pode perder uma boa quantidade de pontos caso já não seja cadastrado na hora do check-in.

Por essa razão, confira as regras da companhia escolhida antes de sair de casa e já leve para o aeroporto o seu número de cadastro. E é importante de lembrar: se no momento do check-in sempre informe o seu número, mesmo que o atendente não pergunte.

4. USE SEU CARTÃO DE CRÉDITO PARA TUDO
Vai ao supermercado? Passe no crédito! Vai pagar boletos? Caso seu banco permita, passe no crédito. É o momento de mudar os seus hábitos e deixar o débito de lado. Cartões de crédito são uma verdadeira máquina de pontos. Então, não importa que o valor de cada compra seja baixo. Aos poucos, é possível acumular uma enorme quantidade de pontos.

5. DÊ PREFERÊNCIA ÀS LOJAS PARCEIRAS
Alguns dos programas de milhagens contam com parceiros não apenas para quem deseja trocar pontos em compras, como também para quem deseja acumular. Por essa razão, dê preferência às lojas parceiras com o objetivo de você acumular cada vez mais milhas em seu programa.

Percebeu como é possível aproveitar ao máximo os programas de milhas e pontuar bastante para que você faça aquela viagem dos sonhos? Seguindo essas dicas, é possível que você não perca mais seu dinheiro valioso e sempre faça excelentes trocas no seu programa.

Gostou do conteúdo? Então confira 10 dicas infalíveis para fazer seu dinheiro render mais.