Como viajar com as crianças sem estourar o orçamento?

Casa & Família DESTAQUES POSTS

Ver os seus filhos descobrindo um novo destino, vivenciando novas aventuras e criando boas memórias pode ser uma das grandes alegrias da vida – e uma das grandes alegrias mais caras da sua vida se você não controlar o orçamento. Porém, se você tirar um tempinho para se planejar e pesquisar os preços, é possível reduzir drasticamente o custo de uma viagem familiar nas suas próximas férias.

PONTOS, PONTOS, PONTOS
Hoje em dia a maioria dos cartões de crédito, serviço de aluguel de carros, hotéis e companhias aéreas possuem algum programa de fidelidade do qual você provavelmente participa, mesmo que não saiba. Ao invés de comprar as primeiras passagens aéreas que encontrar, tire uns minutos para descobrir que tipos de recompensas você acumulou e como elas podem ser utilizadas em forma de descontos.

Se alguém na sua família viaja muito, há uma grande chance de que você tenha benefícios disponíveis para uso e as férias familiares são o momento perfeito para fazer uso dessas vantagens. Desse modo, você poupará dinheiro em alguns itens básicos reduzindo os custos, o que lhe permitirá até gastar um pouco mais em outros itens.

FAÇA SUAS RESERVAS COM ALGUMA ANTECEDÊNCIA, MAS NÃO MUITA
Os custos das viagens aéreas (e todas as taxas associadas a elas) são elevados por si só. Contudo, por mais que comprar suas passagens em cima da hora saia caro, comprá-las com muita antecedência também sai.

De acordo com levantamento feito pelo comparador de preços Momondo, o melhor período para reservar suas passagens e hospedagem é entre 50 e 100 dias antes da viagem. A tarifa mais barata pode ser encontrada em torno de dois meses antes da data de embarque (se você quer viajar internacionalmente, pode se planejar um pouco mais). O dia da semana também é importante. É provável que você economize uma média de 11% comprando suas passagens numa terça-feira.

SEJA FLEXÍVEL
Você está disposto a realizar seu voo saindo de um aeroporto que está localizado mais fora de mão? Não se incomoda com conexões? Você não se importaria em viajar para um destino fora de temporada?

Se as suas respostas foram sim, é possível que você economize uma quantia considerável em voos, hotéis, aluguéis de casa e até mesmo indo às atrações locais, especialmente no caso de viagens fora de temporada. Você não só economizará dinheiro como também não terá que enfrentar grandes multidões e filas gigantescas em feiras, restaurante e parques.

OPTE POR ALUGUEL TEMPORÁRIO DE APARTAMENTOS OU CASAS
Claro, há muitas vantagens envolvidas ao se hospedar em um hotel: quem não gosta do serviço de quarto ou se jogar numa cama arrumada? Porém, essas regalias têm um grande custo se comparadas às opções alternativas.
Para economizar, procure alugar um apartamento ou uma casa temporariamente. Não só pode ser mais econômico, como também pode proporcionar mais espaço, além de evitar o gasto com refeições fora (bares, restaurantes e lanchonetes) uma vez que você poderá abastecer a cozinha privilegiando mais refeições feitas “em casa”.

ENCONTRE ATIVIDADES GRATUITAS
Antes de chegar ao seu destino, confira os guias online da cidade e até mesmo entre em grupos locais de maternidade no Facebook para buscar com outros pais, informações sobre atividades familiares gratuitas.
Também é útil ligar com antecedência para os museus e parques que você está interessado em visitar: muitos deles possuem um horário ou dia especial em que a entrada é gratuita para as crianças.

PROCURE VIVER COMO UM MORADOR DA REGIÃO E NÃO UM TURISTA
Isso significa evitar os restaurantes mais badalados dando preferências aos menos conhecidos pelos críticos. O mesmo vale para o transporte, veja quais opções de transporte público estão disponíveis ao invés de fazer uso de táxi ou solicitar serviço de carro particular. Com essas pequenas adaptações, além de economizar dinheiro, você conhecerá de perto as peculiaridades e beleza da cultura local.

PROTEJA-SE
Imprevistos como acidentes, internações e extravio de bagagem podem acontecer, inclusive durante a sua viagem. Pensando nisso, verifique a possibilidade de adquirir um Seguro Viagem. Com ele você e sua família estarão protegidos caso alguma fatalidade venha a ocorrer de modo que suas férias poderão ser aproveitadas com mais tranquilidade e segurança.