Cuidados com o cartão de crédito: aprenda a usá-lo com inteligência!

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

O uso inteligente do dinheiro implica tomar alguns cuidados com o cartão de crédito. Aquele pedacinho de plástico pode ser um excelente aliado de suas finanças oferecendo seguranças, (afinal, você não precisa andar com dinheiro no bolso!) e ajudando a organizar as contas. Mas se você escorregar comprando por impulso, vai acabar com um rombo no seu orçamento.

Não é nada incomum ter problemas com o cartão de crédito. Para ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio publicou, no começo de 2018, uma pesquisa que mostrava que mais de 75% das famílias brasileiras têm problemas com o pagamento da fatura do cartão.

Se você não quer fazer parte dessa estatística, aprenda agora mesmo como fugir do endividamento utilizando de forma inteligente seu crédito!

FAÇA COMPRAS PLANEJADAS
Um dos maiores inimigos do controle financeiro são as compras por impulso. Você faz planos cuidadosos para o mês e tudo parece fluir muito bem, até que aquela promoção imperdível tira desestabiliza seu planejamento orçamentário.

Para evitar esse problema, planeje suas compras com antecedência, definindo quanto vai gastar com roupas, acessórios, produtos pessoais, restaurantes, entre outros. Ou seja, limite o dinheiro direcionado a gastos supérfluos ou secundários.

ORGANIZE SEU ORÇAMENTO MENSAL
Que tal aproveitar o pique e montar seu orçamento mensal ? Se precisar de orientação, siga os passos abaixo:

1. procure um caderno, aplicativo ou até uma planilha do Excel;
2. elenque suas contas a pagar, sempre priorizando compromissos;
3. defina quanto você vai separar para poupar ou investir;
4. defina o limite para as compras de supermercado;
5. separe um valor menor para gastos com lazer e afins;
6. divida o que sobrar em montantes para as quatro semanas do mês.

Fazendo isso, você cobre todas as suas necessidades, paga as contas e não precisa se desdobrar, fazendo compras no cartão e fechando o mês no vermelho.

PAGUE AS CONTAS COM O CARTÃO
Os cartões de crédito geralmente oferecem ótimos programas de pontuação por fidelidade. Quer juntar pontos para obter descontos ou pagar passagens? Quite contas mensais com o cartão! Sempre que for possível, pague a faculdade, as compras do mês ou qualquer outro compromisso com o cartão.

Isso ajuda a ocupar o limite dele com gastos previstos, afastando a tentação de usar todo o limite com compras por impulso!

EVITE AS COMPRAS PARCELADAS
Esse tipo de conta pode causar um problemão! Veja só: pagar R$ 1.000 por uma TV nova parece caro, mas soa mais suave se você dividir isso em parcelas de cento e poucos reais, concorda? É uma pena que seja um engano.

Pois é, ao comprar parcelado você paga juros (que podem ser do vendedor ou da administradora do cartão) e, pior, tem a falsa impressão de que está devendo menos quando, na verdade, assumiu um compromisso por longos meses. O que acontece a seguir, a gente já sabe: novas compras chegam, se somando à “pequena prestação” e deixam você se afogando em dívidas durante muito tempo. Melhor evitar, concorda?

Se for realmente preciso (necessário mesmo!) fazer uma compra parcelada, lembre-se de incluir as prestações no seu planejamento, porque com certeza você vai ter que economizar em outros pontos.

ESTEJA CIENTE DOS JUROS COBRADOS
Nada melhor que ter consciência dos riscos que você corre quando contrata algo! Portanto, conheça os juros do cartão de crédito que podem chegar a pesados 20% ao mês. Por essa razão, sempre que possível, evite pagar apenas o mínimo da fatura.

Procure as opções mais econômicas e compare suas alternativas. Assim, você evita problemas financeiros e mantém suas contas equilibradas. Basta tomar os cuidados certos com o cartão de crédito!

Quer aprender mais? Confira agora mesmo nosso post sobre como se organizar para começar a economizar dinheiro!