Como aproveitar o melhor do Carnaval 2018

Casa & Família DESTAQUES POSTS

O excesso de álcool e sol, em combinação com noites mal dormidas podem causar graves problemas de saúde como insolação, desidratação e desmaios. Para curtir o melhor do carnaval é necessário ficar atento aos cuidados que passam desde a fantasia até a alimentação. Confira as dicas que separamos para você aproveitar o melhor da folia com muita alegria sem deixar de lado a segurança e o cuidado com a sua saúde.

CUIDADOS GERAIS

Cuidado com sol forte
O sol forte causa desidratação, queimaduras e piora os sintomas da ressaca. Logo, o ideal é evitar passar muitas horas exposto diretamente ao sol e fazer uso de protetor solar e labial, bonés, chapéus e óculos escuros.

Não exagere nos energéticos
Bebidas energéticas são ricas em cafeína e podem causar insônia que, por sua vez, impedirá o bom descanso do corpo (dormir é essencial para curtir todos os momentos do Carnaval). Além disso, o uso de cafeína e bebidas alcóolicas pode causar palpitações cardíacas e gastrite.

Use roupas leves e confortáveis
Para evitar o calor em excesso e a formação de bolhas nos pés, dê preferência para roupas leves e faça uso de tênis com meia. Para as meninas, o ideal é evitar o uso de acessórios como brincos grandes que, em meio à multidão, podem agarrar em algo correndo o risco de serem arrancados das orelhas. Além disso, é aconselhável fazer uso de shorts, camisetas e calça legging.

Para evitar a ressaca e desidratação
Beba bastante água e sucos naturais e alimente-se com frequência dando preferência para alimentos gordurosos como queijos e amendoins, pois minimizam os efeitos da ressaca. Nunca beba de estômago vazio e não ultrapasse seu limite.

Objetos de valor
Grandes multidões atraem batedores de carteira, logo você deve ser cuidadoso. Não saia de casa usando óculos de marca, relógios caros, todos os seus documentos e todos os seus cartões de crédito.

Se quiser levar o celular, certifique-se de fazer um backup de seus arquivos e fotos, mantenha os aplicativos de monitoramento ativos, guarde-o em um local de difícil acesso. Tenha em mente que, em caso de roubo ou furto, você provavelmente passará boa parte do feriado tentando bloquear e recuperar documentos e objetos.

VACINAÇÃO E SAÚDE

Coloque suas vacinas em dia
Segundo dados do Ministério do turismo, o Brasil deve receber durante os dias de carnaval, mais de 10 milhões de turistas de todo o mundo e movimentar mais de R$11 bilhões de reais em 2018. Por essa razão é importante estar com as vacinas em dia uma vez que a presença de turistas e as grandes aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças como sarampo e viroses.

Febre Amarela
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que quem for viajar para lugares de risco de Febre Amarela, tome sua vacina com pelo menos 10 dias de antecedência, desse modo, o organismo terá tempo para produzir os anticorpos necessários para combater a doença.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores como o mosquito Aedes aegypti. Alguns dos sintomas da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Esteja atento aos sintomas, principalmente porque, a princípio, eles podem se assemelhar a uma ressaca. Para conferir a lista com as cidades que fazem parte da área de risco, acesse este link.

Cuidado com o Zika
O zika vírus pode ser transmitido de uma pessoa a outra mesmo que ela ainda não apresente sintomas. Além disso, pessoas infectadas podem transmitir a doença pela relação sexual.

Para entender melhor como a doença funciona, como se prevenir e como o Zika pode interferir na gravidez, acesse o site do Centro para Controle de Doenças aqui.

Use preservativo 
Fazer uso de preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis. É importante ainda ressaltar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, especialmente no carnaval, uma vez que ela contém uma grande quantidade de hormônios que, juntamente com o consumo excessivo de álcool, podem prejudicar o organismo.

BEBIDA E DIREÇÃO

Segundo levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito foi reduzido em mais de 11% em todo território nacional após a criação da Lei Seca. O Brasil trabalha para cumprir uma meta estabelecida pelas Nações Unidas (ONU) que prevê uma redução de 50% entre 2011 e 2020.

Valorize a vida
A combinação entre álcool e direção pode ser fatal. Por isso, valorize a sua vida, de sua famíla e de terceiros. Afinal, Carnaval é sinônimo de amor, alegria e diversão.

Caso você já saiba da importância e já possua um seguro de vida ou seguro auto, verifique junto ao corretor se você possui a Assistência Motorista Amigo. Com ela, se você estiver impossibilitado de dirigir, o motorista te buscará no evento e o deixará em casa com segurança.

O importante no carnaval é se divertir e fazer boas memórias e essas dicas lhe ajudarão proteger aquilo que mais importa para você, para que você aproveite cada momento da melhor forma possível.

Conte pra gente nos comentários, como você vai passar seu carnaval?