Como a Classic Seguros cresceu e se projeta com foco em Vida e Previdência

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Pesquisas e estudos mostram que a tendência do mercado de seguros é o ramo de vida e previdência. O ramo de automóvel está cada vez mais saindo do foco das corretoras de seguros, o que faz que algumas empresas se destaquem no mercado, como a Classic Seguros.

Há 28 anos, a corretora atua no mercado, através de consultoria, assessoria e comercialização de apólices de seguro de vida e previdência. “Como premissa, a Classic não mede esforços para atingir suas metas tendo como sua missão a prestação de serviços de proteção financeira com excelência, valorizando nossos clientes, colaboradores e parceiros”, comenta Hélio Loreno, CEO da Classic Seguros.

No mercado desde 1990, o início de sua atuação foi em Belo Horizonte, Minas Gerais, por Hélio Loreno, que idealizou a criação da empresa ao enxergar espaço para crescimento exponencial dos seguros de vida e previdência no país. “A Classic Seguros se transformou em um sonho para ocupar um lugar de destaque no cenário nacional, capaz de atender as necessidades de proteção dos clientes de forma muito próxima”.

E então se pautou em ética, credibilidade, agilidade, criatividade, valorização humana e profissional e no comprometimento com resultados, valores que a corretora enfatiza no seu dia a dia. “Para isso, a empresa investe na capacitação dos seus colaboradores através de campanhas e ações de endomarketing, agregando valores como o crescimento acadêmico e profissional”.

Até o começo deste ano, a Classic estava focada em atender a classe de funcionalismo público no Brasil. “Do total de clientes, 58.70% são servidores públicos, sendo 31,25% acima de 60 anos. Também atendemos profissionais liberais e alta renda”. Porém, com as mudanças no mercado de seguros e também no perfil do novo consumidor, Loreno diz que a empresa agora “busca atender todo e qualquer cliente que deseja proteger o que lhe é mais importante, seja com um seguro de vida ou previdência privada”.

Gestão de corretores

A Classic gerencia seus profissionais com velocidade nas informações, trabalho com seriedade, agilidade nos processos de implantação e agressividade comercial. Tanto que atualmente os corretores utilizam a ferramenta online para ter mais agilidade no processo de atendimento e venda ao cliente. “Por uma plataforma específica, o corretor consegue que a venda seja feita totalmente on-line e just in time, otimizando e finalizando o processo de venda”.

A partir disso, o setor operacional faz a análise da proposta “e caso haja alguma pendência, o corretor é notificado imediatamente por SMS e também pelo nosso sistema para que possa resolver a questão o mais breve possível. Após aprovação, a proposta segue para implantação junto a seguradora”, explica Loreno. O modo off-line segue o modelo padrão, no qual o corretor tem um suporte comercial e operacional para sanar todas as suas dúvidas referentes a processos e produtos.

“A Classic Seguros se transformou em um sonho para ocupar um lugar de destaque no cenário nacional, capaz de atender as necessidades de proteção dos clientes de forma muito próxima”

Recentemente, a corretora mudou seu quadro de funcionários visando a oportunidade de crescimento com os novos desafios de expansão que surgiram no segmento no qual a companhia atua. “Foi necessária a reestruturação não apenas de pessoas, mas também de processos e sistemas. O novo perfil dos colaboradores está alinhado com a nossa cultura e nosso objetivo atual, que é expandir para novos mercados”.

Com um trabalho alinhado dos corretores com o comercial e a velocidade operacional da corretora, “É possível atender com excelência e agilidade os nossos clientes”. Hoje a Classic conta com um quadro de aproximadamente 150 corretores parceiros, além de 30 colaboradores e prestadores de serviço, com sede em Belo Horizonte e filiais instaladas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília. “Além de comercializar seguros de vida e previdência privada, oferecemos assessoria para diversas empresas, associações e sindicatos”, conta o CEO da Classic Seguros.

Qualificação de colaboradores

A corretora reconhece a importância da contínua capacitação de seus colaboradores e por isso investe no crescimento acadêmico e profissional. “Há 18 anos são oferecidas bolsas de estudo para os colaboradores com mais de um ano de contratação, nas quais a empresa arca com 75% do valor do custo do curso escolhido, de acordo com a área que ele atua profissionalmente”.

Além desse investimento em longo prazo, o colaborador é incentivado com cursos e treinamentos específicos para o seu desenvolvimento. “Tanto que, neste ano, eu mesmo, Hélio Loreno, fui acompanhar de perto o Insurtec Brasil, que reuniu pioneiros e inovadores do setor para a transformação global pela qual passa o mercado de seguros”. E ele completa: “ainda este ano, nosso gerente comercial, Gilberto Cordeiro, e a responsável pelo marketing, Talita Lima, marcaram presença no RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, onde tiveram a oportunidade de conhecer todas as novidades do mundo digital, a fim de agregar valor ao nosso negócio”.

A Classic é uma empresa que busca por coisas novas constantemente, com a intenção de estar sempre um passo a frente do mercado. “E para acompanhar esse mercado que está em transformação, esse ano implantamos o Laboratório de Inovação, um lugar de inspiração, criação e colaboração que promove a troca de novos conhecimentos de modo consistente e contínuo”.

“Foi necessária a reestruturação não apenas de pessoas, mas também de processos e sistemas. O novo perfil dos colaboradores está alinhado com a nossa cultura e nosso objetivo atual, que é expandir para novos mercados”

No que diz respeito ao marketing, a Classic entrou na era digital com uma nova marca e novo posicionamento. “Cada dia investimos mais em tecnologias e ferramentas de marketing a fim de atingir o público mais jovem. Além disso, estamos ajustando nossa estrutura de atendimento para que possamos atender cada vez melhor”.

A companhia também atua como assessoria, dando suporte para os corretores na consultoria em seguros de vida e previdência, usando seu know-how no mercado para apresentar a melhor solução em seguros aos parceiros. “Esse serviço de assessoria é importante, pois possibilita a aproximação do corretor com as maiores companhias de seguros do mercado, fazendo com que ele aumente sua cartela de produtos diferenciados das melhores seguradoras do país, agregando maior credibilidade nos produtos ofertados aos clientes”.

Em 2016, a corretora aumentou seu faturamento em 18% e, segundo Hélio Loreno, “o objetivo é fechar 2017 com crescimento de 22%, com expectativa de alavancar o número de vendas pelo funcionamento de nossa plataforma digital e do nosso site de e-commerce”.

Conteúdo da edição 192 – Novembro/2017 – Revista Cobertura Mercado de Seguros