Mães empreendedoras: como conciliar os desafios da carreira e da maternidade?

Carreira DESTAQUES POSTS

Algumas mães empreendedoras têm dificuldade em conciliar os desafios da vida profissional com a maternidade. Se você é uma delas, garantimos que está lendo o post certo para lhe ajudar nessa empreitada.

São muitos os desafios que a mulher enfrenta no mercado de trabalho, a começar pela diferença salarial em relação aos homens. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a diferença entre o salário de uma pessoa do sexo feminino e outra do masculino que exercem a mesma função dentro de uma empresa é de 23%. E mais: a perspectiva de alteração desse cenário está prevista somente para acontecer a partir de 2186.

COMO ESSAS DIFICULDADES SE POTENCIALIZAM COM A CHEGADA DOS FILHOS?
Ao se tornar mãe, a vida profissional da mulher acaba sendo ainda mais impactada. No caso das mães empreendedoras, elas têm mais desafios a serem vencidos. Sem a segurança de ser funcionária celetista e contar com o pagamento certo no final do mês, as donas do próprio negócio devem se manter motivadas para fazer o empreendimento dar certo.

É muito comum que as proprietárias de empresas acabem trabalhando muito mais horas do que quando prestavam serviço para outra pessoa. Contudo, a flexibilidade de horário para realizar tarefas cotidianas, como levar e buscar os filhos na escola, gera felicidade, a qual funciona como combustível para que essas mulheres sigam firmes no propósito de serem bem-sucedidas.

Entre as dificuldades, também podemos citar a questão de contar para os clientes quando você descobre que está grávida. Afinal, existe o risco, caso você não conte com uma equipe e o empreendimento tenha um número reduzido de funcionários, de perder alguns deles devido a possíveis atrasos nos prazos estabelecidos, por exemplo.

Infelizmente, ainda existe um julgamento relacionado à questão do comprometimento com o trabalho quando a mulher se torna mãe. Isso sem falar na complexidade de conciliar a amamentação com os compromissos profissionais.

Para ter harmonia entre o tempo despendido entre o trabalho e a família, existem algumas dicas que podem ajudá-la bastante a organizar tudo da melhor forma possível.

QUAIS ESTRATÉGIAS AUXILIAM MÃES EMPREENDEDORAS NO EQUILÍBRIO ENTRE CARREIRA E MATERNIDADE?
Nossa primeira dica para você conciliar a vida pessoal e profissional é fazer um planejamento de todas suas tarefas de curto, médio e longo prazo — quando dizemos todas, isso inclui tanto os compromissos relacionados ao seu negócio quanto aos da família.

É muita coisa? Tudo bem, afinal você não precisa dar conta de tudo sozinha. Peça ajuda para amigos, parentes ou contrate profissionais para dividir as funções.
Para as mães empreendedoras que trabalham em trabalham em casa, é importante ter foco e evitar distrações. As atividades mais complexas devem ser reservadas para os momentos em que seus filhos estiverem dormindo ou na escola, por exemplo.

Se as crianças estiverem em casa, procure executar tarefas mais simples, que não precisem de tanta concentração, como embalar produtos, responder e-mails de conteúdo fácil ou organizar seus arquivos.

Reserve um momento para atualizar as redes sociais e ver o que está acontecendo no mundo, mas tome cuidado para não perder o foco e acabar ficando sem tempo para colocar um novo projeto em prática.

Neste post, mostramos que as mães empreendedoras podem conciliar a maternidade e a vida profissional. Tudo que fazemos para o bem da nossa família sempre vale a pena, não é mesmo? Para assegurar o bem-estar daqueles que mais amamos, sugerimos que você conheça os cinco investimentos importantes para sua família.