Quais são os principais vilões do consumo de energia em casa?

Casa & Família DESTAQUES POSTS

É fato que a inovação tecnológica facilita bastante o dia a dia das pessoas. Inúmeros aparelhos eletroeletrônicos estão à disposição para satisfazer nossas necessidades. Entretanto, existem entre eles há alguns vilões que impactam negativamente no consumo de energia elétrica residencial.

Com isso, a conta de luz pode ser um peso maior que o esperado no orçamento familiar. Essa despesa a mais pode gerar transtornos financeiros e comprometer futuros investimentos. Para evitar esses contratempos, é importante estar atento aos principais vilões do consumo de energia em casa.

A seguir, demonstramos os maiores responsáveis pelo aumento na conta de luz em uma residência e como utilizá-los de modo econômico. Confira!

AR-CONDICIONADO
O ar-condicionado traz grande conforto para o nosso dia a dia, principalmente para quem reside em regiões de mais calor. Mas você sabia que dados do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética demonstram que um ar-condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica que um ventilador?

Para economizar com a sua utilização, opte por restringir o uso aparelho no inverno e em dias mais frescos. Quando utilizá-lo, verifique se as portas e janelas estão bem fechadas para impedir a entrada de ar quente.

Além disso, limpe sempre os filtros de seu equipamento, pois o acúmulo de sujeira faz com que ele tenha de trabalhar mais. Por fim, sempre se atente em desligar o ar-condicionado quando sair de casa.

CHUVEIRO ELÉTRICO
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões no consumo de energia. Nesse caso, para economizar, é fundamental reduzir o seu tempo de banho. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstram que o tempo médio ideal de cada pessoa no banho é de dez minutos.

Uma boa dica é deixar sempre o chuveiro na posição “verão”, isso reduz até 30% do seu consumo de energia. Não se esqueça de manter limpo os buracos do chuveiro para ter menor vazão. Além disso, deixe o aparelho sempre desligado enquanto se ensaboa.

APARELHOS EM STAND-BY
Sabe aquela luz vermelha ou verde que fica acesa em vários aparelhos eletroeletrônicos, mesmo quando eles estão desligados? Isso indica que o aparelho, embora não esteja sendo utilizado, continua a consumir eletricidade, pesando em sua conta no final do mês.

Para evitar que isso ocorra, procure retirar da tomada os eletroeletrônicos quando não estiver os utilizando.

ABAJURES E LUMINÁRIAS
Esses aparelhos consomem a mesma quantidade de eletricidade que uma lâmpada de teto. Se a lâmpada utilizada for a incandescente, o consumo de energia é ainda maior.
Dessa maneira, evite deixá-los ligados durante a noite inteira. Uma dica para economizar é investir em um dimmer, que é uma opção de maior vantagem quando se trata de economia de energia elétrica.

Portanto, embora esses aparelhos afetem negativamente o consumo de energia, é possível minimizar os seus impactos, não sendo preciso abrir mão do conforto de sua utilização. Ao aplicar as simples medidas apontadas acima, a redução de sua conta de luz logo será notada.

Gostou do conteúdo? Quer continuar aprendendo sobre redução de custos? Confira as nossas dicas de organização para economizar dinheiro. Basta clicar no link!