Planejamento financeiro para mudar de carreira

Carreira DESTAQUES POSTS

Muitos profissionais já pensaram, em algum momento, sobre mudar de carreira ou abrir um negócio próprio. Porém, uma das primeiras preocupações que os impedem de realizar essa transição é o dinheiro: quanto dinheiro é preciso para viver até conseguir ganhar o suficiente em sua nova área de atuação? Como fazer essa transição e ao mesmo tempo pagar as despesas básicas?

Vai depender do que é importante para você, do quanto e do que você está disposto a abrir mão, incluindo suas crenças em relação ao dinheiro, sua organização financeira (ou a falta dela) e de compromissos financeiros assumidos como pagamento do financiamento do carro, casa e mensalidade da faculdade, por exemplo.

Para que você obtenha sucesso em sua busca por uma nova profissão, é muito importante que avalie a sua reserva financeira. Confira abaixo 6 dicas para te ajudar a planejar as finanças antes dessa mudança.

FAÇA UM DIAGNÓSTICO FINANCEIRO
Entenda quanto você ganha e como você gasta seu salário. Desse modo, você vai conseguir ver onde pode cortar custos identificando sua real situação financeira.

LIQUIDE SUAS DÍVIDAS
Caso você tenha dívidas, é essencial que você se planeje para liquidá-las. Renegocie e faça acordos procurando pagar o mais rápido possível, assim terá uma taxa de juros menor.

FAÇA UMA RESERVA FINANCEIRA
Como estará começando em uma nova carreira, existe a possibilidade de diminuição de sua remuneração, logo a tendência é que os ganhos atuais sejam reduzidos. Por essa razão, procure construir, mesmo que aos poucos, uma reserva financeira especial para emergências como reparo de um equipamento (celular, computador), compra de algum medicamento para você ou seus filhos e gastos inesperados com veterinário, por exemplo.

TENHA OBJETIVOS
Trace objetivos e os defina de acordo com seu grau de importância. Ao fazer isso, o consumo imediatista tende a perder força. Estabeleça pelo menos três objetivos: um de curto prazo, outro de médio e um de longo prazo, e analise o quanto precisa economizar mensalmente para atingir cada um deles. Dessa forma você dará mais prioridade para as despesas que trarão um grande significado em sua vida e evitará gastos por impulso.

REPENSE SEU PADRÃO DE VIDA
Este é um desafio que requer empenho. É importante alterar seu padrão de vida até encontrar um equilíbrio financeiro que lhe permita poupar e até mesmo investir.

RESERVE UM VALOR PARA ESTUDOS
Reserve um valor para realizar cursos de aprimoração profissional, mesmo que online. Bons cursos podem lhe ajudar a conseguir o cargo almejado. Além disso, uma parte do valor investido em estudos ao longo do ano, pode ser deduzido do imposto de renda.

Não se esqueça de encarar os momentos mais delicados da economia como uma chance de se preparar para o momento seguinte, quando as oportunidades voltarão a aparecer.

Esperamos que essas dicas te ajudem a se planejar para realizar essa transição com mais tranquilidade.

Se você gostou dessas dicas, talvez se interesse pelos textos “Combo Carreira” que separamos abaixo para você. Confira!

Siga a Classic no Instagram!