Por que pensar sobre o seu futuro financeiro agora mesmo?

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Não é preciso procurar muito pela internet para encontrar um artigo que diz que “você é o que você come”, não é mesmo? Então aí vai outra verdade: seu futuro financeiro também é construído no presente, de acordo com a forma saudável — ou não, que você se relaciona com o dinheiro.

De fato, nem sempre é fácil resistir a um brigadeiro fora da dieta ou segurar o impulso de comprar em uma grande liquidação, mas tais atitudes, a longo prazo, podem criar problemas difíceis de serem solucionados, como empréstimos com juros altos, cheque especial estourado e contas em atraso.

Sabe aquela imagem de um adulto descabelado, com cara abatida e muitos boletos a pagar saindo de seus bolsos? Já seria uma boa inspiração para começar a organizar seu futuro financeiro, não é mesmo? Mas neste post vamos te mostrar outras que não ficam só na imaginação. Acompanhe!

COMEÇAR A ESTRUTURAR O FUTURO FINANCEIRO NÃO É FÁCIL
É preciso confessar que, para quem está ingressando no mercado de trabalho ou já está nele e nunca pensou em poupar, começar a guardar e planejar a aposentadoria não é tão simples. Isso porque, além de não haver a cultura de poupar já assimilada, o salário de início de carreira nem sempre é tão alto que permita pagar as contas, ter prazeres que motivem, recompensem seus esforços e ainda possa ser guardado.

Não é fácil, mas também não é impossível. Para começar, o ideal é compatibilizar os gastos com os ganhos atuais, considerando que pelo menos 30% dele deve ser reservado para investimentos, emergenciais e de longo prazo. Então, se você ganha R$3.000,00, gaste até R$2.100,00, e assim, sucessivamente.

Começar cedo — ou quanto antes —, mesmo que em pequenas quantidades, é um exercício para evoluir o hábito de poupar. Depois de treiná-lo, montar reservas financeiras será algo natural.

OS EFEITOS DO HÁBITO DE POUPAR SÃO IMEDIATOS
Um dos significados da palavra “poupar” é proteger, seja o futuro ou o presente. Isso porque, para usufruir de tudo que está sendo arquitetado para o amanhã, é preciso estar bem no agora. Lembra do conceito “você é o que você come?”

Então, se um indivíduo consome regularmente vitamina C, seu organismo ficará mais resistente, e se ele contrata um seguro de vida e cria uma poupança de emergência, terá a tranquilidade de que situações atípicas ou inesperadas não atrapalharão seus objetivos futuros, afinal de contas, terá uma apólice de benefícios e suas finanças de curto prazo para lidar com o problema.

Esses são a base dos diferenciais da Classic Seguros, aliás. Sua oferta de Previdência Privada para construção de patrimônio é fortalecida com soluções de seguro de vida adequados à realidade dos seus clientes. Um ótimo investimento para garantir uma aposentadoria tranquila aliada com um produto que dá suporte às situações inesperadas do presente.

EFEITOS ACUMULATIVOS E RENTABILIDADE COMPENSAM NO LONGO PRAZO
Claro, começar a poupar não é fácil, mas se você escolher um investimento seguro e com boa rentabilidade no longo prazo, o valor investido regularmente terá uma remuneração cada vez mais vantajosa.

Os juros remuneratórios incidem sobre o valor acumulado no caso da Previdência Privada, por exemplo. Além disso, dependendo do regime tributário escolhido, os impostos recolhidos legalmente no resgate estarão na última alíquota, o que garante um montante muito melhor.

O CONTROLE FINANCEIRO FICA MAIS EFICIENTE
Se o futuro começa a ser projetado e sonhado, o investidor passa a ter uma consciência financeira muito mais apurada. Descuidos que antigamente eram comuns — como o atraso de pagamentos e utilização incorreta do cheque especial — deixam de acontecer em prol do seu objetivo.

Para garantir o sucesso da estratégia de construção patrimonial, pagamento de uma Previdência Privada ou até quitação de um financiamento imobiliário, as despesas do mês são eficientemente controladas. Além disso, criar uma poupança emergencial com o valor de seis salários, no mínimo, passa a ser uma realidade justificável e agradável de ser realizada.

PERMITE MANTER O PADRÃO DE VIDA NA APOSENTADORIA
Outro motivo para começar a cuidar do seu futuro financeiro é que não será necessário diminuir o padrão de vida depois que você decidir se aposentar. Infelizmente, para alguns profissionais que optam exclusivamente pela Previdência Social, o padrão de vida cai consideravelmente e muitos itens de primeira necessidade e até situacionais — como remédios que antes eram comprados com tranquilidade —, podem ser itens que comprometem as contas mensais.

Além disso, a aposentadoria inspira cuidados, e não só de saúde, mas também emocional. Ao contrário do que se imagina, a falta de uma rotina profissional, excesso de tempo livre e falta de novos desafios podem causar males como a depressão, muito comum nessa fase da vida.

Com as finanças em dia, é possível investir em viagens, novos cursos e atividades que dão prazer e que mantenham a mente ativa e saudável.

GARANTE A POSSIBILIDADE DE INVESTIR NOS FILHOS
Além de analisar o panorama individual, é muito importante considerar as oportunidades que gostaria de oferecer aos filhos no início da idade adulta e a toda a família, de maneira geral. Investimento em estudos, por exemplo, é um dos itens que primeiro vem à cabeça, mas existem muitos outros.

Crianças com necessidades especiais precisarão de cuidados também na fase adulta, mesmo quando seus pais não estiverem mais por perto. Ter uma proteção financeira destinada a dar conforto, tratamento e estabilidade aos filhos dá mais tranquilidade.

TORNA REALIDADE O DESEJO DE DESACELERAR NO TRABALHO
E acredite, todo profissional no início de carreira está acelerado e deseja conquistar os maiores patamares das grandes empresas do seu mercado. Entretanto, na medida em que os anos avançam, essa energia vai dividindo espaço com o desejo de descansar e curtir mais as horas vagas.

Com uma aposentadoria bem garantida e planejada, desacelerar é uma realidade para ser vivida. Diferentemente daqueles profissionais que, mesmo com a Previdência Social, ainda precisam trabalhar para complementar a renda.

Dieta e investimentos exigem disciplina. Essa é a chave para um futuro financeiro confortável. Determine seus objetivos, estude como conquistá-los, crie um planejamento e execute sem desculpas ou escapes.

As justificativas deste post, inclusive, mostram que os efeitos do controle financeiro são sentidos assim que você se propõe a começar, não é mesmo? Então, comece agora e aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas dicas e estratégias regularmente em sua caixa de e-mails.