Profissional liberal: 3 dicas que ajudam a gerenciar sua carreira

Carreira DESTAQUES POSTS

Todo profissional liberal conta com inúmeras vantagens em seu dia a dia: ele é o próprio chefe, há flexibilidade de horário, a carreira é construída de forma independente e as decisões são tomadas livremente.

No entanto, em meio a todos esses benefícios, alguns cuidados precisam ser tomados para que a carreira seja gerenciada de forma adequada. Sem planejamento e preocupações com o futuro, o sonho da atuação autônoma pode ser frustrado.

Nesse sentido, separamos três dicas para que você alcance o sucesso e feche bons negócios ao longo de sua trajetória. Faça bom uso delas!

CONQUISTE NOVOS CLIENTES
Atrair e conquistar novos clientes representa um grande desafio para qualquer profissional liberal que deseja ser reconhecido no mercado. É preciso ser visto para que as pessoas possam apostar nos seus serviços.

Uma boa estratégia nessa etapa é desenvolver materiais de comunicação e investir na divulgação. Crie site, blog, páginas nas redes sociais e prepare o seu cartão de visita. Separe os melhores trabalhos do portfólio e não se esqueça de fazer uma apresentação pessoal e mostrar as razões pelas quais você é a melhor opção em sua área.

Antes de qualquer abordagem, tenha clareza de quem, de fato, é o seu público e em qual nicho de mercado ele está. Dessa forma, será possível impactar os consumidores certos. Mas não insista exclusivamente em vendas.

Busque entregar em suas postagens conteúdos que tragam algum valor para os leitores — conhecimento, dicas, curiosidades, incentivo —, de modo a tornar a navegação prazerosa e despertar, aos poucos, o desejo de fechar negócios com você.

Com o tempo, os clientes satisfeitos poderão até indicar outros por meio do marketing boca a boca.

APRENDA A LIDAR COM A INADIMPLÊNCIA
É comum que o profissional liberal conceda condições e prazos diferenciados para os seus clientes. Contudo, para que um trabalho não gere inadimplência, é necessário tomar certos cuidados e dizer não em alguns momentos.

Você quer ser bem-sucedido, correto? Então não tenha medo de estabelecer condições que lhe favoreçam também. Grandes empresas são firmes na cobrança dos serviços prestados e não ficam sem demanda por isso.

Na rotina do autônomo, a inadimplência tende a ser mais comum do que em outros regimes trabalhistas. Mas isso não significa que você será prejudicado por ela. Cobre, mesmo que essa tarefa possa parecer difícil — afinal, você só estará exigindo aquilo que foi acordado anteriormente. Para lhe auxiliar, existem aplicativos que lembram os clientes da dívida via e-mail ou SMS.

GERENCIE AS SUAS FINANÇAS
Profissionais liberais não contam com um salário fixo e nem com uma série de outros benefícios que o regime celetista confere aos trabalhadores. Portanto, para que as finanças não saiam dos eixos, você deve ser capaz de gerenciá-las muito bem.

Em primeiro lugar, nunca misture as contas pessoais com as do negócio, já que, assim, será muito difícil acompanhar os resultados alcançados e corrigir falhas. Uma conta bancária profissional poderá ajudar nesse sentido.

Também é crucial guardar um fundo de emergência, o qual poderá cobrir as dívidas em períodos mais críticos ou até possibilitar a ampliação do negócio. Somado a isso, o planejamento anual será de muita serventia para que você consiga tirar férias sem perder muitas oportunidades — em períodos de menor procura por seus serviços — e manter as finanças em ordem.

Em relação à aposentadoria, é possível começar desde já a investir na previdência privada. A medida garantirá que, quando encerrar as atividades, você descanse tranquilamente sem que o padrão de vida estabelecido sofra impacto. Os planos e as condições são personalizados de acordo com as necessidades de cada contratante.

Além disso, o seguro de vida fornece a proteção necessária em situações adversas, como o diagnóstico de uma doença grave, a incapacidade temporária e a invalidez permanente. Agir com precaução é a atitude ideal para não sofrer as graves consequências que o destino pode colocar em nosso caminho.

Esperamos que estas dicas possam lhe ajudar a ter sucesso como profissional liberal. Elas não são de difícil aplicação e podem trazer grandes resultados em sua carreira. Não perca mais tempo e comece já a aplicá-las.

Aproveite a visita e confira o nosso outro post sobre controle financeiro para autônomos.