Principais desafios para criar um filho e como superá-los

Casa & Família DESTAQUES POSTS

Criar um filho é uma tarefa repleta de desafios, os quais exigem esforço e, às vezes, até jogo de cintura. Nem sempre sobra dinheiro para cobrir todas as demandas e também o tempo para curtir o filhote está cada vez mais escasso. Ainda há a competição pela atenção da criança diante da tecnologia e as dificuldades de garantir uma educação de qualidade.

Entretanto, o cenário não é desanimador. Para cada situação, há uma alternativa de superação — é sobre isso que trataremos a seguir. Garantimos que todo o esforço será recompensado. Afinal, acompanhar o desenvolvimento do pequeno enche qualquer mamãe e papai de orgulho, não é mesmo?

DISPOR DE RECURSOS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA CRIANÇA
Mensalidade da escola, brinquedos, roupas, guloseimas, aparelhos eletrônicos… O custo para criar um filho é alto e nem sempre sobra dinheiro para atender a todas as demandas dos pequenos.

Mas não se preocupe. Inúmeras famílias vivenciam a mesma situação e conseguem passar bem por ela. Lembre-se de que o “não” faz parte do processo — sabemos que você encontrará um jeito bem amável de dizê-lo —, sendo fundamental para a construção de limites.

É interessante que você faça um planejamento financeiro mensal e alterne prioridades para dar conta do maior número de coisas em longo prazo. Aproveite para ensinar o valor do dinheiro para o seu filho, estimulando-o a poupar visando um objetivo maior (cofrinhos são uma boa ideia) e também dê prêmios como resultado de esforço ou do bom comportamento.

FORNECER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Garantir a educação representa um dos principais desafios para criar um filho. É por meio dela que o pequeno cria a base para todos os conhecimentos que vai adquirir ao longo da vida e também descobre o que é certo e o que é errado, aprende a conviver com a diversidade e a interagir com pessoas fora do núcleo familiar.

Os pais desempenham um papel fundamental em toda a jornada, que vai desde a escolha da escola, o suporte nas tarefas de casa e a transmissão de valores. Vale lembrar que você é a principal referência para o seu filho, ou seja, é o exemplo que ele tem de conduta correta. Não tenha medo de impor limites e insistir para que deveres sejam cumpridos.

TER TEMPO PARA CONCILIAR VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
Com a correria do dia a dia, tão comum na atualidade, fica difícil separar um tempo para curtir o desenvolvimento das crianças. No entanto, por mais cansado que você esteja, não abra mão do contato com o seu filho.

Que tal vocês montarem um quebra-cabeça juntos ou lerem o mesmo livro e discutir sobre ele? Dependendo da idade do pequeno, vale também construir cabanas ou construir uma cidade inteirinha de lego. Estabeleça dias e horários para a diversão em família.

A vida segue tão depressa que, quando você se der conta, o seu filho deixou a infância para trás. Não permita que a sua rotina profissional o impeça de curtir as crianças. Vale a pena qualquer esforço!

SUPERAR A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA
Os recursos tecnológicos têm afetado muito a vida das crianças. Enquanto, por um lado, eles auxiliam tarefas escolares e podem deixar o aprendizado mais divertido, por outro, os meios digitais afastam os pequenos da interação corpo a corpo com colegas e até mesmo com a família.

Além disso, há prejuízos como sedentarismo, insônia, falta de concentração, irritação e dificuldade de retenção de informações transmitidas oralmente. Também há os perigos que rondam a internet provocados por pessoas que de bem-intencionadas não têm nada. São pontos preocupantes, não é mesmo?

Para contornar o problema, os pais devem dosar o contato de seus filhos com a tecnologia, definindo horários específicos para o acesso. Não se esqueça de acompanhar de perto as atividades online e utilizar recursos de navegação restrita, se for o caso.

Dessa forma, você terá a garantia que os limites impostos não serão ultrapassados e que o desenvolvimento da criança não será prejudicado. Nada pode substituir a relação física da família!

Descobriu como superar os principais desafios que fazem parte da tarefa de criar um filho? Esperamos ter ajudado! Para aprender mais, confira o nosso post sobre educação financeira para crianças.